Governo do Estado lança Programa Ônibus Seguro para reforçar segurança nos coletivos

O governador Cláudio Castro sancionou a Lei 10.771/25, que institui o Programa Ônibus Seguro para reforçar a segurança nos coletivos da Região Metropolitana do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

O governador Cláudio Castro sancionou a Lei 10.771/25, criando o Programa Ônibus Seguro, que busca ampliar as ações de proteção aos usuários do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A medida foi publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial e integra o conjunto de políticas de segurança pública do Estado.

O programa prevê a atuação de policiais militares, civis e penais, em dias de folga, pelo sistema de Regime Adicional de Serviço (RAS), dentro dos coletivos. A medida também contará com a participação de guardas municipais, em convênio firmado entre o Governo do Estado, as prefeituras e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor).

“A segurança é prioridade do nosso governo e esse programa se soma às políticas integradas de segurança pública. É mais uma medida concreta para combater a criminalidade e devolver a tranquilidade de quem sai de casa para trabalhar ou estudar e também dos trabalhadores do sistema de ônibus”, afirmou Cláudio Castro.

De autoria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a lei estabelece que os convênios devem priorizar a proteção dos passageiros, com ações estratégicas definidas pelos setores de inteligência dos órgãos de segurança pública. Os agentes atuarão em áreas e linhas identificadas como mais vulneráveis, com base nos índices de violência e fatores de risco monitorados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Governo do Estado lança Programa Ônibus Seguro para reforçar segurança nos coletivosddr newsletter Governo do Estado lança Programa Ônibus Seguro para reforçar segurança nos coletivos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui