A Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) declarou como Patrimônio Imaterial da cidade a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), com seus garis e demais funcionários, em razão dos serviços prestados à população da capital fluminense.
O Projeto de Lei Nº 531/2025 é de autorias dos vereadores Carlo Caiado, Marcio Ribeiro, Welington Dias, Rosa Fernandes, Aloisio Freitas, Aillian Coelho, Maíra do MST, Helena Vieira e Flavio Pato.
O PL começou a ter validade a partir da sua publicação, no dia 13 de maio. Pela matéria ficou declarado que, “por sua excelência técnica e enorme responsabilidade com a limpeza pública, pela sua atuação histórica na conservação urbana e pela relevância social de seus trabalhadores”, a Comlurb passou a ser considerada Patrimônio Imaterial do Rio.
Segundo o projeto, o Poder Executivo, através dos seus órgãos competentes, deve apoiar e divulgar ações de valorização da companhia no município e junto à população.
Na justificativa do projeto, os vereadores destacam que a homenagem representa “uma forma de eternizar o valor simbólico, funcional e afetivo dessa empresa pública em nossa história. É preservar, honrar e valorizar quem faz o Rio brilhar todos os dias, inclusive quando a Cidade ainda dorme”.
No documento, os políticos citam os esforços que a Comlurb e os seus garis realizam para deixar a cidade sempre limpa no cotidiano e após grandes eventos, como o Réveillon, Carnaval e shows, como os de Lady Gaga e Madonna, entre outras atrações internacionais.
Ainda no documento, os vereadores ressaltam que o reconhecimento se “estende à cultura de trabalho, ao conhecimento técnico e às práticas desenvolvidas por gerações de trabalhadores da COMLURB, em especial os garis, cuja atuação diária é símbolo de compromisso com a Cidade”.
Mesmo com efetivo reduzido e sem concurso público admissional há 12 anos, os “laranjinhas” fazem um trabalho estupendo todos os dias nas ruas da cidade.
Desafios, como: baixas provocadas por aposentadorias e problemas de saúde, não fazem com que os garis negligenciem a higienização urbana e preservação das belezas cariocas.
Por todos os serviços prestados ao longo dos seus 50 anos de atuação, completados no dia 15 de maio, a Comlurb e toda a sua equipe merecem a bela homenagem.
Também participaram da elaboração do Projeto de Lei Nº 531/2025: Comissão De Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados Ao Servidor Público, Comissão de Cultura, Comissão de Assuntos Urbanos, Comissão de Trabalho e Emprego e Comissão de Obras Públicas e Infraestrutura.
O texto foi republicado posteriormente para a inclusão de coautorias citadas acima.
A Comlurb merece todo o apoio de nós Cariocas, pois considerando-se o terrivel hábito de muitos emborcalharem as ruas e defenestrarem tudo, sejam papeis, garrafas plásticas e latinhas pelos carros passantes, ou janelas de casa, além de restos de obras, mobília quebrada e coisas mis, a Comlurb incansavelmente mantém seu trabalho incessante. Que todos nós Cariocas abandonemos a estúpida idéia: ‘Se eu não sujar a rua, o gari não tem emprego’, a maior imbecilidade que já ouvi N vezes.
Já passou da hora de ter concurso público na Comlurb.
Seria uma boa pergunta para o Sr.prefeito porquê essa demora.
Homenagem justa ao reconhecimento desses profissionais.