Dia Nacional da Matemática

Celebrado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática homenageia o professor carioca Malba Tahan, que revolucionou o ensino da disciplina com criatividade e fantasia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Professora Renata de Faria Pereira

Será que os brasileiros sabem que nosso país homenageia a Matemática? Será que os cariocas já ouviram falar no Dia Nacional da Matemática? Pois é, ele é celebrado há mais de duas décadas, todos os anos, pelos professores de Matemática em todo país, no exata 6 de maio, data do nascimento do professor carioca Júlio Cesar de Mello e Souza, o Malba Tahan. Escritor de contos áreas, Malba Tahan foi quem descomplicou o ensino da Matemática em nosso país, trazendo clareza, alegria e fantasia à disciplina mais difícil entre todas a aprender. Ele ensinou como transmitir a Matemática através de recreações, jogos e desafios, trocando o indecifrável pelo lúdico e desafiador. Malba Tahan trouxe também o Laboratório da Matemática para as salas de aula, oferecendo mais de 70 sugestões de materiais didáticos que transformavam números, contas e frações em explicações com planos e sólidos geométricos.

Ele combateu os que chamava de “algebristas”, que ensinavam de forma complicada, hermética, praticamente inútil e desoladora para os estudantes. Dizia que o “algebrismo” era o entulho na Matemática. Ele ensinava a Matemática e a moral cristã através de seus mil contos, onde o mundo e a cultura árabe estavam sempre presentes. Escreveu mais de 120 livros. Sua primeira obra, o livro Contos de Malba Tahan, foi publicado há exatos 100 anos atrás, mas o livro de maior relevo, que a todos conquista, é O Homem que Calculava. Nessa aventura, Beremiz Samir resolveu a difícil partilha de uma herança por meio de uma conta inusitada chamada O problema dos 35 camelos. Quem, afinal, saberia transmitir uma nova maneira de ensinar Matemática de forma tão interessante criativa? Malba Tahan é merecedor da homenagem. Centros acadêmicos de todo país celebrarão o Ensino da Matemática nesta próxima semana. Na Faculdade de Educação da UNICAMP, a partir do dia 5, haverá palestras e rodas de conversa acessíveis a todos, através do Youtube (PSIEM-GEPEMAI).  O evento será XIª Malbatemática, com o tema “Malba Tahan sem fronteiras”.

Em 2013, trinta e nove anos depois de sua morte (1974), em resposta ao Projeto de Lei 3482/04, impulsionado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, foi criado, o Dia Nacional da Matemática. Nessa data homenageia-se o professor carioca Malba Tahan, pelo valor de sua contribuição à Educação Matemática no Brasil. A memória do escritor e professor Júlio Cesar de Mello e Souza permanece viva, quem sabe, para sempre!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Dia Nacional da Matemáticaddr newsletter Dia Nacional da Matemática

1 COMENTÁRIO

  1. Sou professor de matemática e também faço aniversário em 6 de maio. Aliás, até pouco tempo atrás, 3 dos 6 professores de matemática da minha escola nasceram em um 6 de maio. E curiosamente, todos esses 3 têm como hábito fazer uma matemática divertida em sala de aula. Deve ser uma característica relativa a condição.
    Feliz aniversário, prof. Julio Cesar, Laudicéia, Valmeci e Paulo Afonso (eu)!
    Mas, devo sugerir, como professor de matemática, uma revisão no texto da reportagem, pois são muitos os erros, fazendo com que a leitura acabei sendo prejudicada.
    Abraços

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui