A Lamsa, concessionária responsável pela Linha Amarela, promove uma ação gratuita de segurança viária nos dias 14 e 15 de maio, com a entrega e instalação de dispositivos de proteção contra linhas de pipa, com apoio da campanha Cerol Mata.
A iniciativa acontece no recuo antes da entrada do Túnel da Covanca, como parte das atividades do Maio Amarelo, movimento que busca conscientizar sobre a importância de um trânsito mais seguro.
As entregas ocorrem no dia 14, das 10h às 12h, e no dia 15, das 14h às 17h. Os equipamentos ajudam a evitar acidentes causados por linhas com cerol ou linha chilena — materiais cortantes que colocam em risco a vida de quem circula de moto.
Entre janeiro e abril de 2025, a Linha Amarela registrou 258 ocorrências, sendo 182 envolvendo motocicletas. No mesmo período, houve dois casos provocados por linha de pipa. Em 2024, foram contabilizados 801 acidentes, 502 com motos. Das oito mortes registradas no ano, sete estavam relacionadas a esse tipo de veículo.
“O Maio Amarelo é uma oportunidade importante para reforçar a conscientização dos motoristas sobre o cuidado na direção, principalmente dos motociclistas. Os números mostram que as motos continuam envolvidas na maioria dos acidentes. A instalação das antenas é uma medida simples, mas eficaz para proteger quem está na pista todos os dias”, explica o gerente de Operações da LAMSA, Antônio Beloni.
Além da distribuição dos protetores, a programação inclui uma blitz educativa com a Operação Lei Seca, no dia 18 de maio, das 10h às 12h, na praça do pedágio, em ambos os sentidos da via. Durante a abordagem, os condutores recebem orientações sobre direção responsável.
No dia 22, a Lamsa também promove uma atividade voltada para crianças do projeto social Favela Mundo, na Escola de Desenvolvimento Infantil Senhora Perciliana de Alvarenga, na Cidade de Deus. A ação educativa tem o objetivo de incentivar comportamentos conscientes no trânsito desde a infância.