Rio de Janeiro é eleito Melhor Destino Nacional do Afroturismo em premiação da WTM-LA

Durante a WTM-LA, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional do Afroturismo, consolidando sua importância no segmento. O Muhcab também foi premiado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional do Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, entregue nesta segunda-feira (14), na WTM Latin America, um dos principais eventos do setor de turismo no continente. A premiação foi promovida pela plataforma Guia Negro, com o apoio da Embratur, que tem o afroturismo como uma de suas prioridades estratégicas.

Além da capital fluminense, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa, também foi premiado como Melhor Atrativo Turístico, reforçando a relevância da cidade na valorização da cultura afro-brasileira. Outro destaque foi São Luís (MA), reconhecida com o título de Destaque Guia Negro.

“Este é um necessário reconhecimento às ações, aos profissionais e aos destinos que estão empenhados em promover o afroturismo. Não há como falar de Brasil para o mundo sem falar de diversidade, de respeito, de sustentabilidade e de inclusão”, declarou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Para a coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, o reconhecimento ultrapassa o turismo: “O afroturismo também representa uma forma de construir um turismo antirracista. Existe um público expressivo interessado na cultura afro-brasileira, e é preciso encarar esse segmento como uma oportunidade de desenvolvimento e combate ao racismo”, afirmou.

O fundador do Guia Negro e idealizador da premiação, Guilherme Soares Dias, vê no prêmio um passo importante na consolidação do setor: “Temos muitas fronteiras ainda para conquistar, mas é nítido que o interesse pela cultura e história negras cresce entre turistas brasileiros e estrangeiros”, avaliou.

Para Bianca Pizzolito, event leader da WTM Latin America, sediar a cerimônia foi motivo de orgulho. “Estar junto dessa iniciativa é um gesto de respeito, reconhecimento e esperança em um futuro mais inclusivo para todos que fazem o turismo acontecer”, declarou.

Vencedores do Prêmio Afroturismo 2024:
1 – Melhor Destino Nacional: Rio de Janeiro
2 – Melhor Destino Internacional: Colômbia
3 – Empresa Parceira do Afroturismo: Sebrae
4 – Melhor Conteúdo de Afroturismo: Leandro Gonçalves – Preto Viajante
5 – Melhor Atrativo ou Experiência Turística: Muhcab – Rio de Janeiro
6 – Melhor Experiência fora do eixo Rio/SP/Salvador: Rotas Afro – Julia Madeira
7 – Melhor Empreendimento de Afroempreendedor: Embaixada Preta
8 – Melhor Profissional do Afroturismo: Thais Rosa
9 – Melhor Empresa de Afroturismo: Diaspora.black
10 – Destaque Guia Negro: São Luís (MA)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Rio de Janeiro é eleito Melhor Destino Nacional do Afroturismo em premiação da WTM-LAddr newsletter Rio de Janeiro é eleito Melhor Destino Nacional do Afroturismo em premiação da WTM-LA

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui